site: www.michaeljonas.com.br

Economia I - Matutino & Noturno

Parte da economia que se ocupa do estudo dos diferentes agentes econômicos, entre os quais as empresas e os consumidores. A economia, por sua vez, se define como a ciência que estuda a distribuição de recursos entre as distintas atividades. Em outras palavras, as pessoas têm diversos objetivos, desde a satisfação de necessidades primárias como alimentar-se, vestir-se e proteger-se das intempéries; até as necessidades mais sofisticadas do tipo material, estético e espiritual.

No entanto, os recursos disponíveis para alcançar estes objetivos estão limitados pela disponibilidade dos fatores de produção (trabalho, capital e matérias-primas). A microeconomia consiste no estudo da forma como se alocam estes recursos para satisfazer a objetivos diferentes. Diferencia-se da macroeconomia no sentido de que esta se ocupa de estudar até que ponto os recursos disponíveis estão sendo plenamente utilizados, como crescem com o tempo e outros temas relacionados com estes.

Os conceitos básicos da economia são aqueles que se utilizam para descrever: 1) a forma como os indivíduos ou as famílias (economias domésticas) determinam sua procura de bens e serviços; 2) a forma como as empresas decidem o que e quantos bens e serviços produzirão e com que combinação de fatores de produção; 3) a forma como os mercados relacionam a oferta e a procura.

No ítem 1, o estudo do comportamento do consumidor, dada as suas restrições orçamentárias, dá subsídios aos economistas para entender como indivíduos decidem e depois adquirem os diversos bens e serviços ao seu dispor. Quais os impactos que tais decisões terão, depois, nas decisões das empresas de produzir determinados bens e serviços.

A Teoria da Firma, ítem 2, é extremamente importante para a determinação dos pontos ótimos de produção das empresas assim como os pontos de minimização de custos e de maximização do lucro nos diversos tipos de estruturas de mercado: competição perfeita, monopólios, oligopólios e competição monopolística, principalmentes.

Esses três componentes podem ser sintetizados em demanda, oferta e equilíbrio do mercado. Entre as sub-áreas mais importantes cabe destacar a economia do bem-estar e as finanças públicas.

Não se pode deixar de dizer que a microeconomia constitui a base de qualquer ramo da economia. Por exemplo, para analisar o efeito de um imposto sobre as finanças públicas utiliza-se o modelo microeconômico para mostrar como tal imposto influencia a oferta, a demanda e os preços e, portanto, quanto se poderá lucrar graças a esse imposto ou como ele afetará a oferta de fatores de produção.

*Fonte: economiabr.net

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Links

Listas de Exercício

Revisão de Matemática

Projeto Interdisciplinar (ADM & Contábeis)

1.       Qual(is) a(s) estrutura(s) de mercado em que sua empresa encontra-se atualmente inserida?

2.    Como sua empresa determina o preço de venda de seus produtos/serviços?

Visita Técnica & Trabalho de Equipe#1

Trabalho em Equipe#2

  • Teoria da Firma

AVALIAÇÕES - DATAS

Primeira Avaliação

  • ADM Noturno - 1 de abril de 2016

Segunda Avaliação

  • ADM Noturno -  27 de maio de 2016

Trabalho Mercados

  • ADM Noturno - 8 de abril de 2016

Trabalho teoria da Firma

  • ADM Noturno - 3 de junho de 2016